SOBRE MIM

TIAGO STEIDL - PROPRIETÁRIO E FUNDADOR DA TS FACAS RÚSTICAS

Aquela criança aficionada em filmes de artes marciais, espadas e cavaleiros medievais, sempre com algum objeto simulando uma espada ou lança e lutando com seus inimigos imaginários.
CUTELO METRALHADO

Tiago Steidl – Knife Maker in TS Facas Rústicas – São Gabriel/RS – Brasil

“Foram anos de pesquisa e testes até chegar as lâminas que crio hoje, aprendi com erros e acertos, hoje tenho lâminas espalhadas por diversos lugares do mundo e isso me incentiva a melhorar e aperfeiçoar meu estilo a cada dia.”

 

Meu nome é Tiago Steidl, Gestor Ambiental e licenciado em Geografia, apaixonado por lâminas em geral desde que me conheço por gente, por causa dos filmes de ninja e medievais que via na infância, final da tarde era certo que lá estava eu correndo com algum objeto simulando uma espada e batendo em tudo que via pela frente.

Com 4 anos tenho minha primeira experiência com artes marciais e a partir dali sempre busquei conhecer mais afundo tanto técnicas de defesa pessoal quanto o uso de lâminas em geral, também aprendi e pratico bushcraft, o qual me propiciou estudar sobre os tipos e utilidades de cada faca para este fim.

Em meados de 2016 sem nada para fazer acabei me deparando com o programa Desafio sob Fogo, após assistir alguns episódios pensei: Já faço o layout de diversas peças para ministrar aulas de defesa pessoal (na época dava aulas de Kali e Krav Maga), vou fazer o tratamento térmico e ver o que acontece. Nesta época ainda era concursado na Prefeitura Municipal de São Gabriel, então a cutelaria servia como escape para o estresse nos finais de semana, foram sábados, domingos e feriados puxados, mas satisfatórios para aprender. 

Durante os primeiros anos fiz a tendência de mercado brasileiro: facas polidas e espelhadas, porém com o passar do tempo acabei optando em seguir o aspecto bruto da coisa toda, então no ano de 2020 nasce a TS Facas Rústicas, antes eram somente peças para mim, família e amigos próximos. 

Quando resolvi abrir as encomendas para o público em geral, tive de criar algo para me diferenciar, assim nasceu o primeiro Cutelo Metralhado (qual brinquei que errei a tempera e tive de tentar o eliminar de minha vida com tiros) e a primeira faca com “meia” pegada, esse foi o carro chefe de meu primeiro ano na cutelaria, principalmente o cutelo metralhado me proporcionou a abertura no mercado de facas customizadas e enviar diversas peças para o exterior.

 

Ainda este mesmo cutelo me proporcionou no ano de 2020 o convite para participar do livro Legado do Aço (Legacy of Steel) através do grande Leandro Pazini, cuteleiro qual  acompanhava os trabalhos, mas nunca havíamos falado e do Michel Guendler escritor e colecionador de facas e prataria gaúcha.  

Já no ano de 2021 quando através de muito estudo e esforço consegui fechar a agenda para 6 meses, foi a deixa que faltava para me desligar do funcionalismo público e me dedicar somente a cutelaria, qual venho até hoje em tempo integral e tendo mais tempo para a família.

FACA MEIA PEGADA
Foto editada pelo Francisco Hammer para o Livro Legacy Of Steel